Inteligência Artificial vs Criatividade Humana: Palestra apresenta maneiras de evoluir no processo criativo e utilizar e tecnologia de maneira responsável no cotidiano


Debate no Dia Mundial da Criatividade destaca o uso estratégico da IA para transformar ideias em inovação

O uso de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial, tem transformado a otimização do tempo e os processos criativos. No entanto, é necessário que esse recurso seja utilizado com estratégia e de maneira consciente. A palestra “Desbloqueando a Criatividade: Técnicas e IA para Transformar Ideias em Inovação” demonstrou isso, durante encontro realizado na tarde da última terça-feira (22) na faculdade Martha Falcão Wyden, anfitriã do Dia Mundial da Criatividade de 2025.


O diálogo fez parte de uma série de atividades do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de abril. 


Com mais de 30 participantes, a palestra foi conduzida pela professora dos cursos de Design Gráfico e Design de Interiores da Faculdade Martha Falcão, Daiana Evelyn. A atividade desmistificou a ideia de criatividade como um dom, apresentando-a como um processo que necessita de treino. Foram ensinados métodos práticos para desbloqueio criativo, além de exemplos de ferramentas que ajudam nesse processo. 


A professora Daiana destacou que a Inteligência Artificial pode ser uma poderosa aliada no desenvolvimento de ideias no dia a dia, desde que utilizada com responsabilidade. A docente também abordou a resistência que alguns espaços ainda possuem no uso da tecnologia, mas enfatizou que todas  as ferramentas  são válidas, quando devidamente compreendidas e aplicadas.

No processo de ensino, a palestrante afirma que o uso da IA já faz parte da nova realidade em sala de aula, e por isso é primordial criar espaços para diálogos sobre o tema. Estabelecer limites e critérios na utilização da tecnologia é importante para que o processo seja confortável e proveitoso tanto para o professor, quanto para os alunos. “O melhor a se fazer é definir alguns limites e critérios, para estabelecer o que é permitido e o que não é”, pontua.


Criatividade nasce da liberdade para experimentar!


Compreender o funcionamento do processo criativo é a chave para gerar ideias novas e úteis, e dessa forma, transformá-las em soluções que agregam valor no mundo. A criatividade é o equilíbrio entre o devaneio e a direção, por isso é necessário permitir as ideias fluírem para moldá-las da maneira correta.


Para alcançar grandes resultados, o cérebro necessita de prática e estudo, algo possível ao ampliar o repertório cultural e intelectual, buscando novas referências e conexões, permitindo a liberdade de experimentar e entender que o erro faz parte do processo, além de fazer toda a diferença para o aprendizado. A professora Daiana  encoraja os participantes sobre a importância de aceitar retornos e ajustes durante o percurso criativo: “O feedback é importante. Estar disposto a errar e tentar, também faz parte da criatividade.”


Durante a palestra, Daiana compartilhou que o interesse em trabalhar unindo criatividade e inteligência artificial surgiu da percepção de que a tecnologia faz parte da  nova realidade de mercado e, consequentemente, de seu dia a dia. A designer também ressaltou a necessidade de dialogar sobre o tema com os alunos e apresentou técnicas práticas para desbloqueio criativo como os métodos: Brainstorming, Chapéu do Pensamento, Scamper e Mapa Mental.


A inteligência artificial pode substituir a criatividade humana?


A inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que possibilita a máquinas e sistemas o aprendizado através de análise de dados, simulando a capacidade humana para aprender, analisar e tomar decisões, porém em larga escala e de maneira mais rápida. O processo de aprendizagem envolve algoritmos, que por meio da exposição a uma  enorme quantidade de dados, identificam padrões e melhoram a análise e tomada de decisão da IA.


Ao ser questionada sobre essa discussão de substituição entre humano e máquina, a palestrante Daiana, reforça: "Eu não acredito que a inteligência artificial, algum dia, possa vir a substituir a inteligência hu
mana, porque quando a gente faz algo que não tem essa pegada do ser humano, as coisas ficam frias. Então, trazer essa questão do calor, não digo nem de forma sutil, a gente consegue perceber de forma muito clara, que é algo que apenas o ser humano consegue trazer”, declara. 

Durante a palestra, a professora também compartilhou dicas para melhores resultados com o uso da IA, como a escolha de descrições específicas e bem claras para resultados efetivos.


Mesmo representando um grande apoio e otimizando processos no mercado de trabalho e cotidiano, a inteligência artificial ainda possui limitações em termos de adaptação e criatividade. Isso porque sua base de dados opera a partir de padrões pré-definidos e soluções já existentes. Ou seja, a IA é capaz de criar vários conteúdos, mas não poderá contribuir com intuição, experiências subjetivas e sensibilidade, algo possível apenas pela criatividade humana. Essa capacidade de empatia é o que diferencia o ser humano das máquinas nos processos de inovações e transformações sociais.


Conheça o Dia Mundial da Criatividade


O Dia Mundial da Criatividade acontece desde 2018 e conta com participantes do Brasil e do mundo que desejam participar do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. 


O objetivo da iniciativa é realizar milhares de atividades gratuitas que promovem o desenvolvimento humano, construindo uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança em defesa da Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece o  dia 21 de abril como o “Dia Mundial da Criatividade e da Inovação” e sua importância para o desenvolvimento sustentável.



Galeria da Palestra (22/04)

  • Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Texto: Vitória Serrão

Fotos: Vitória Serrão e Giovanna Caresto

Agência Experimental Falcon / Martha Falcão

Email: contato@portalfalcon.com 

(92) 3003-4430