'Falaê PorAí' leva conscientização sobre bullying a alunos do Ensino Fundamental


Iniciativa da Faculdade Martha Falcão promove debate, cidadania e protagonismo juvenil nas escolas de Manaus.


Nesta quinta-feira (10), cerca de 60 alunos do Centro Educacional Ajuricaba, localizado no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus, participaram de mais uma edição do projeto “Falaê PorAí”. A iniciativa é promovida pela Faculdade Martha Falcão, por meio do curso de Jornalismo e da agência experimental Falcon.


Com formato de talk show itinerante, o “Falaê PorAí” leva comunicação, informação e interatividade diretamente às escolas da capital amazonense. A proposta é criar um espaço de diálogo entre os estudantes sobre temas relevantes para a juventude, estimulando o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo estudantil.


Para aprofundar o debate, o programa contou com a participação da advogada Tássia Alfaia do Lago Maia, professora de Direito da Faculdade Martha Falcão. Ela explicou quais são as consequências legais para quem pratica bullying, além de orientar os estudantes sobre onde e como realizar denúncias de forma segura.


A psicóloga clínica e forense Kássia Amorim também esteve presente e trouxe um olhar sensível e técnico sobre os efeitos psicológicos causados pelo bullying. Ela abordou os traumas emocionais que a violência psicológica pode deixar nas vítimas, e ofereceu orientações sobre como lidar com essas situações, reforçando a importância do acolhimento, da empatia e do apoio psicológico dentro do ambiente escolar.



Os alunos também participaram de uma dinâmica com perguntas sobre o conteúdo abordado, reforçando os conhecimentos adquiridos na atividade


O aluno do 9º ano, João Benevides, destacou o impacto da ação. “Achei muito importante para nós entendermos como é a situação de uma pessoa que sofre bullying, vimos como é importante termos amigos por perto para nos ajudar nessas situações”, comentou.


Para a psicóloga da escola, Ariane Nunes, o programa foi muito valioso para a conscientização dos alunos e enfatizou a importância de mais projetos como este. "Essa palestra que os estudantes de jornalismo trouxeram foi de grande valia, pois precisamos conscientizar os  estudantes a todo momento sobre a prevenção do bullying nas escolas", disse.


Diga não ao bullying!


Combater o problema começa com a conscientização de que atitudes agressivas, humilhações e exclusões não são “brincadeiras” — elas machucam, deixam marcas profundas e podem afetar o desenvolvimento emocional, social e acadêmico de crianças e adolescentes. Assim como foi debatido pela psicóloga Kássia Amorim, promover o respeito às diferenças, incentivar o diálogo e valorizar a empatia são atitudes fundamentais para prevenir esse tipo de violência.


A prevenção do bullying também passa pela informação e pela denúncia. Estudantes que sofrem ou testemunham situações de bullying devem procurar ajuda de professores, coordenadores, responsáveis ou profissionais de apoio nas escolas. Além disso, é possível denunciar casos mais graves por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou do canal escolar de ouvidoria, quando disponível. O silêncio fortalece o agressor, e o "bullying só ocorre quando há plateia", frase enfatizada durante todo o programa, — por isso, é importante que vítimas e testemunhas saibam que não estão sozinhas e que há caminhos seguros para buscar apoio e justiça.


Os programas serão veiculados no Canal do Youtube “Falcon - Agência Experimental de Comunicação” e divulgados para toda a sociedade. O objetivo é que o material produzido seja ferramenta de apoio e conscientização da comunidade escolar, pais e principalmente crianças e adolescentes, promovendo a cultura da paz  dentro e fora do ambiente escolar.


Texto: Ester Carvalho

Fotos: Bianca Cunha

Agência Experimental Falcon / Martha Falcão

Email: contato@portalfalcon.com 

(92) 3003-4430