Blog Layout

Aumento de registros na frota de veículos no estado do Amazonas 

Segundo dados do IBGE, o Amazonas está em 21ª posição no ranking de automóveis registrados. 

Por Jully Beak e Maria Eduarda Clark*

Especial para portalfalcon.com

Publicado em 22/10/2023


A cada ano, as grandes metrópoles vivem o trânsito intenso do cotidiano. Os veículos estão crescendo nas ruas e, de acordo com dados do Departamento Nacional do trânsito (Denatran), hoje já existem mais de 90 milhões de automóveis registrados em todo o país. A frota de veículos no estado do Amazonas está em 21ª posição no ranking fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de São Paulo estando em 1º lugar.   


Somente em 2022 foram registrados o total de 1.069.794 veículos. Segundo dados atualizados do Senatran (antigo Denatran), até agosto de 2023, há o total de 1.110.121 automóveis registrados. A diferença de oito meses com cerca de 40 mil novos veículos. Os novos veículos, os quais são comprados direto das concessionárias ou por transferência, estão em acréscimo desde a queda da economia com a pandemia em 2020. 

Em entrevista, o despachante de trânsito credenciado, André Luiz Sena, 55 anos, falou sobre a sua experiência de trabalho com o emplacamento e transferência de veículos que são suas principais funções, além da regulamentação de débitos e de documentos veiculares. “Eu trabalho há mais de 20 anos nesse ramo, todos os dias recebo solicitação para regulamentar documentos de veículos para transferência de venda, o emplacamento é solicitado somente para carros novos que saíram recentemente da fábrica”, disse. 

 

Com o crescimento de números de veículos registrados no Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran), houve uma procura maior em contratar despachantes de trânsito para facilitar o processo de pós-venda. “Hoje, muitas concessionárias e empresas procuram ter o serviço fixo de despachante para os seus clientes, assim eles lucram acima da venda do veículo o valor da documentação”, explica o despachante. 

 

Segundo Sena, nesses últimos anos, houve uma procura maior para o trabalho de emplacamento do carro zero, as pessoas procuram sempre atualizar seus veículos, pois a cada ano as empresas de carro lançam modelos novos com outras tecnologias e acabam chamando a atenção dos consumidores. “Eu costumo dizer que quem tem condições troca de carro que nem troca de telefone, o carro pode estar novo e já querem um novo modelo porque tem novas funções que o outro não tem. Esses serviços de documentação e emplacamento estão com o valor médio de 500 a 600 reais dentro do mercado com o valor fixo, são em média 7,3% de veículos emplacados, dados Detran- AM de 2022”, comenta. 

 

A vendedora Maria da Silva, 42 anos, trabalha em uma concessionaria de veículos popular em Manaus e explica a sua rotina. “Carros são sempre a maior procura, o que avalia determinada compra é o valor de entrada que o cliente tem para parcelar”, diz, explicando que o público sempre opta em avaliar os valores que cabem no seu orçamento. “Meu carro é um modelo 2023/2024, muitos querem carros novos, mas as vezes vale mais a pena ter uma diferença de R$ 4.000 mil em um seminovo do que um zero km”. 

 

A demanda de compra de veículos é bem variada de acordo com a vendedora, carros usados, seminovos e carros novos estão todos na procura do consumidor. “Durante e pós a pandemia, foi o momento que mais vendemos carros, aceitamos carros e motos como entrada para ajudar na compra de um veículo”, diz. 

 

Os dados de estatísticas do Senatran, de 2020 e 2021, foram 44.304 novos veículos no estado com um total de 1.014.026. Somente na capital em Manaus, em 2021, o total de veículos era de 817726 dados da frota municipal de dezembro de 2021. 

Paulo Oliveira, 68 anos, e sua família fizeram a troca recente de seu veículo por uma opção mais popular. “Nós tínhamos dois carros em nossa casa, a qual os custos estavam começando a ficar elevados desde o ano passado. Tivemos a inflação da gasolina e a atualização do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) que mudaram muito a realidade de quem tem carro”, relata. 


Oliveira diz que, como é aposentado, não teve mais como aguentar os valores altos dos custos de se manter um veículo. “Fazer a troca para um veículo popular trouxe um alívio na carteira, os custos saem mais barato e fora a economia que traz com o combustível. Estou com um fiat uno ano 2016, em que fiz o financiamento dando entrada com a moto que eu tinha”, declara.   


Essa realidade é vivida por muitas famílias, alguns acabam fazendo a troca de um veículo mais atual por um usado antigo visando a diminuição de custos. Essa estratégia acaba fazendo com que as empresas de carros façam promoções mais viáveis com automóveis usados, dando desconto no IPVA e no seguro do veículo. 


Os últimos dados atualizados, de setembro de 2023, mostram um valor total de 425328 novos automóveis somente na capital amazonense. O recente comprador de um carro novo, Lucas Honorato, 22 anos, relata como é a compra de um automóvel novo em 2023, e diz que sua escolha em um veículo novo se destina pela garantia oferecida pelas concessionárias “Na compra de um carro zero km, se tem menos gastos com manutenção, revisão e peças, pois vem com a garantia de fábrica de até 3 anos”, compartilha.   


Para alguns grupos de consumidores, a garantia de fábrica é benéfica para seus bolsos, algumas empresas oferecem até 04 revisões gratuitas para esses compradores, o que gera uma economia com custos de manutenções desses veículos. 

A frota de veículos do estado do amazonas está em acréscimo de 4,3% por ano, de acordo com números cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Desde 2020, a compra e troca de veículos seja de passeio, motocicletas, ônibus, caminhos, está em maior circulação nas vias, sendo visível o aumento de trânsito nas cidades.  



O município com maior frota é a capital Manaus, com 888441 veículos registrados no Senatran, dados de setembro de 2023. Diante do exposto da coleta de dados fornecida gratuitamente pelos sites governamentais, pode ser evidenciado essa estatística de aumento por ano. A sociedade faz a utilização de automóveis com necessidade de locomoção, assim pessoas estão adquirindo e fazendo a trocas de seus veículos, o que pode gerar ainda lados negativos. Logo, a segurança no trânsito acaba ficando instável com carros novos nas vidas, o valor ainda está previsto para crescer até dezembro de 2023 e para os próximos anos. 


*A reportagem faz parte da atividade avaliativa da disciplina Jornalismo de Dados e Algoritmos, ministrada pela professora Vanessa Sena, durante o semestre de 2023-2.

Share by: