Atividades marcam o Dia Mundial da Criatividade na Faculdade Martha Falcão Wyden


Oficinas abordaram temáticas sobre Design Gráfico, Primeiros Socorros, Impressão 3D e Investimentos no Mercado Financeiro

O evento Dia Mundial da Criatividade teve a Martha Falcão Wyden como umas das anfitriãs, mas também aconteceu no INPA, no SEBRAE e no Casarão das. Dentre as diversas opções de atividades, a palestra de uso do Canvas, Primeiros Socorros, Impressão 3D e Bolsa de Valores marcou o período da manhã e tarde.


9h – Desvende o Poder do Design Gráfico: Uso do Canva


Abrindo a manhã, a atividade “Desvende o Poder do Design Gráfico: Uso do Canva” ocorreu na sala 504 da instituição e foi conduzida pela designer Lidinalva Santarém, profissional com mais de 10 anos de experiência na área. Ela destacou a importância do design como uma ferramenta estratégica, técnica e criativa.


“Design é vender uma ideia, não fazer algo por fazer”, afirmou Lidinalva, reforçando o papel das imagens de alta resolução, paletas de cores, tipos de fontes e da identidade visual no desenvolvimento de materiais atrativos e eficazes. A palestra também explorou o uso do Canva como plataforma acessível para produção de conteúdos gráficos com qualidade profissional, reforçando a necessidade de domínio das ferramentas e senso estético para criar afinidade com o público.


10h30 – Primeiros Socorros com Acadêmicos de Enfermagem


A segunda oficina foi conduzida pelo socorrista Salomão Nascimento Raposo e a recém formada em técnica em enfermagem e também estudante da FMF Athaly Priscilla Silva Barreto Oliveira, que cedeu o espaço. A palestra teve como foco a aplicação de técnicas de primeiros socorros, com destaque para a parada cardiorrespiratória, RCP em adultos e lactentes, e a realização da manobra de Heimlich.



A importância de agir nos primeiros minutos em caso de emergência foi um dos pontos centrais abordados. Também Athaly comentou sobre a responsabilidade de compartilhar o conhecimento adquirido, promovendo uma cultura de atenção, cuidado e prevenção: “Gerar conhecimento e passar o conhecimento avante, não guardar a informação apenas para nós”.

13h20 – Impressão 3D e Projetos de Engenharia


Na parte da tarde, a atividade “Impressão 3D e Projetos de Engenharia” reuniu estudantes e entusiastas da tecnologia para uma apresentação prática comandada por Ricardo Trindade, administrador e representante da empresa Pro-criar, especializada em desenvolvimento de máquinas, automação de projetos e impressão personalizada.


A palestra destacou a realidade da impressão 3D no Amazonas, ainda pouco divulgada, e mostrou como o segmento pode oferecer soluções sob medida com alto nível de customização. Foram apresentados diversos tipos de filamentos, modelos de impressoras e seus custos-benefícios.


A empresa levou duas impressoras para demonstração – uma com capacidade para até três filamentos e outra com apenas um – além de objetos impressos em exposição. Os participantes também vivenciaram experiências interativas com realidade virtual, inclusive com simulações voltadas à área da saúde, como a visualização de um esqueleto humano em 3D. A equipe destacou a importância da modelagem, configuração e acabamento no processo de impressão.


A filosofia da empresa foi sintetizada no slogan: “Se você pode imaginar, nós podemos criar”.


16h10 – Aprendendo a Investir no Mercado Brasileiro (B3)


Encerrando o dia repleto de atividades, a última programação contou com o universo do mercado financeiro com a palestra “Aprendendo a Investir no Mercado Brasileiro (B3)”, ministrada por Nikolas Weber e Davi Leite. Nikolas abordou os fundamentos do investimento em ações, a análise de empresas e o impacto das notícias no comportamento da bolsa. “Investir é pesquisar onde você deposita seu dinheiro e entender o mercado”, explicou.


Davi trouxe uma abordagem mais reflexiva e motivacional, utilizando analogias para inspirar o público. Uma delas foi baseada na história de José do Egito, exemplo de superação e visão de futuro, conectando com a ideia de criar oportunidades com o que se tem hoje.


Os dois incentivaram os participantes a perderem o medo de investir, começarem com pouco e buscarem conhecimento: “Seja grande e comece pequeno – coragem, estudo, equilíbrio e confiança são fundamentais” afirmou Nikolas Weber.


Criatividade como motor de transformação


As atividades desenvolvidas ao longo do dia reforçaram a proposta do evento em celebrar a criatividade como uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva. A Faculdade Martha Falcão Wyden abriu espaço para múltiplos saberes e mostrou que inovar passa por diferentes áreas – do design ao socorro imediato, da tecnologia à educação financeira.


Texto: Felipe Samuel

Fotos: Felipe Samuel

Agência Experimental Falcon / Martha Falcão

Email:contato@portalfalcon.com 

(92) 3003-4430