Blog Layout

Pirarucurta encerra terceira edição após dois dias de programação presencial no campus da FMF

Festival Audiovisual Universitário ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus-AM.

Publicado em 26/11/2021


A terceira edição do Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário da Faculdade Martha Falcão (FMF) terminou nesta sexta-feira (26) com a premiação dos melhores curtas-metragens inscritos na mostra competitiva. Pela primeira vez realizado no campus da instituição, o evento retornou ao formato presencial e reuniu universitários e profissionais interessados em audiovisual, nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus-AM. 

 

De acordo com o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FMF, professor Carlos Fábio Guimarães, a edição de 2021 confirma o pioneirismo da FMF no incentivo ao audiovisual. "Quem ganha é o público que é carente aqui na região para discutir audiovisual e que precisa desses eventos para que possam mostrar suas ideias e aparecer mais neste cenário", disse o coordenador ressaltando contentamento em poder ser parte deste projeto que incentivou outras instituições aderirem à ideia de discutir audiovisual com os alunos. 


Segundo a coordenadora-geral do Pirarucurta 2021, professora Liliana Rodrigues, a edição teve a preocupação em acomodar o público sem perder o objetivo do evento acadêmico. “A expectativa foi entregar um evento dentre todas as preocupações que a gente teve, desde a acomodação, sem perder a proximidade com o público, onde o nosso maior foco foi o entretenimento educativo no ambiente acadêmico", disse a docente.

 

A estudande do primeiro semestre de Administração da FMF, Maria Regina Silva, afirmou estar empolgada com a programação de encerramento, em especial pela premiação, e destacou a importância da realização do Pirarucurta no campus da FMF. “Gostei da ideia da faculdade está propondo todo esse festival para quem deseja aprimorar seus conhecimentos e seguir na carreira do audiovisual”, disse.

 

Na noite desta sexta-feira, além da premiação das melhores produções, houve bastante entretenimento com apresentações musicais de alunos. O último dia do festival foi encerrado com sorteios de brindes para o público. A apresentação da noite de encerramento foi comandada pelos estudantes de Publicidade e Propaganda, Maria Luiza Peixoto, Davi Martins e Higor Barbosa.


Inscrições de curtas-metragens

 

Na edição de 2021 foram 29 trabalhos submetidos para exibição nas mostras, sendo 27 na competitiva e 2 não competitiva. Os curtas-metragens inscritos para concorrer aos troféus das 16 categorias foram produzidos por universitários do Amazonas, demonstrando que com poucos recursos, é possível fazer um bom produto audiovisual. 

 

Tema do Pirarucurta 2021

 

O público foi atraído pela temática criativa deste ano, com ‘Matrix Cyberpunk’. Durante os dois dias de evento, os participantes puderam aproveitar a proposta com uma nova roupagem ligada à tecnologia e inovação no universo do ciberespaço.

 

Participação de professores 

 

Tradicionalmente, o evento reúne professores e estudantes dos cursos de Jornalismo Publicidade e Publicidade, Design e Marketing. Neste ano, os docentes Carlos Fábio Guimarães, Daniel Valentim, Ricardo Lins, Tássia Patrícia e Vanessa Sena colaboraram com a realização do festival que teve a coordenação-geral da professora Liliana Rodrigues. 


Sobre o festival


Promovido pelos cursos de Publicidade e Jornalismo da Faculdade Martha Falcão desde 2019, o festival tem como propósito abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade a vídeos e filmes de curtas-metragens produzidos por universitários do Amazonas, além de fomentar o reconhecimento dos futuros profissionais do audiovisual de forma geral.


Mais informações:
Site do Pirarucurta 2021:
 https://www.even3.com.br/pirarucurta_2021/

Instagram: @Pirarucurta 


Texto: Indra Miranda

Foto: Equipe Pirarucurta 2021
Edição e revisão: Professora Vanessa Sena

Share by: