Blog Layout

Por Bianca Cunha

Da redação portalfalcon.com

Publicado em 14/10/2023


Na manhã do último sábado (7) de outubro foi realizada a 77º edição do Projeto Remada Ambiental na Marina do Davi, localizada na zona oeste de Manaus, o objetivo do projeto é recolher os máximos de resíduos urbanos que se aglomeram nas margens de rios e igarapés do Amazonas.


Atuando há 7 anos nos arredores do rio Tarumã-Açu, Marina do Davi, na ACAMDAF (Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi) e na foz do Igarapé do Gigante com pranchas de SUP, dessa vez, o projeto trouxe a edição Vazante, devido à alta quantidade de resíduos sólidos que estão aparecendo no solo em decorrência da estiagem, período em que os rios secam e a poluição fica ainda mais visível.


A proposta dessa edição além da coleta desses itens, é conscientizar sobre o descarte incorreto e a destinação final dos resíduos. Jadson Maciel, empreendedor social e criador do projeto, comenta:


“ Queremos mostrar para os voluntários que vêm participar das atividades, que o resíduo é diferente de lixo, lixo é rejeito, resíduo se reaproveita, porque é um grande paradigma achar que tudo é lixo. Plástico você pode fazer o uso melhor dele, fazendo a gestão e dando a destinação correta, nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), e evitar que esse resíduo seja entregue para coleta domiciliar, que acaba indo para aterro controlado. "


Jadson acrescenta que irá começar uma campanha para as pessoas guardarem seus resíduos como plásticos, garrafas pets, latas, vidros durante um mês em casa, separando o resíduo do lixo, e depois desse período fazer o descarte correto nos pontos de coleta que estão localizados em várias zonas da cidade.


O intuito da campanha é gerar um impacto nas pessoas e incentivar a praticar esse ato simples e diário e que todos podem adotar em casa. Separar o lixo seco do lixo orgânico, além de facilitar a rotina de quem trabalha com a coleta seletiva, reduz a contaminação do meio ambiente e evita a disseminação de doenças. 


Resíduos gerados anualmente

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Púbica e Resíduos especiais, em média, cada brasileiro gera 379,2 kg de lixo por ano. Isso corresponde a um pouco mais de 1 kg por dia. O Brasil é o 4° país no ranking de maior produtor de lixo plástico. São 11,3 toneladas de plásticos descartados por ano. Enquanto a média mundial de reciclagem desse material é de 9%, o Brasil consegue reciclar 1,28%.


Como fazer a coleta seletiva em casa?

O ideal é embalar os resíduos urbanos como papel, plástico, garrafas Pets, alumínio, vidro, entre outros, em sacos de lixo não biodegradáveis, mas, antes disso, é preciso higienizá-los de preferência com água de reúso (se chama água cinza, um tipo de água proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa). Dessa forma, evita a proliferação de vetores de doenças e mau cheiro (que dificulta o transporte e manuseio desses itens para os trabalhadores da coleta e da reciclagem). Após embalados, dirigir-se ao Ponto de Entrega Voluntária mais próximo. Em Manaus, os PEVs estão localizados em grandes supermercados: Grupo Nova Era, Atack, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Pátio Gourmet, Assaí, Vitória, Tribom.


No dia (28) de outubro acontecerá a ativação 2 (todas as ações são planejadas e acontecem sempre em 3 fases. A primeira delas é a coleta de resíduos na Marina do Davi, a segunda é na ACAMDAF, e a terceira fase, que é a coleta de resíduos na Foz do Gigante com pranchas de caiaque e botes). Para participar das edições, os voluntários devem preencher uma ficha de inscrição disponibilizado no link da BIO do @Projetoremadaambiental.


Share by: