Blog Layout

Bate-papo sobre mecanismos de fomento para o audiovisual dá início ao Pirarucurta 2020

Com assuntos relacionados ao incentivo de produção audiovisual local, Matapi inicia bate-papo no primeiro dia do Pirarucurta.

Marcella Ladislau - redação portalfalcon.com

Publicado em 18 de novembro de 2020

Nesta quarta-feira (18), Clemilson Farias e Carlos Barbosa, realizadores do Matapi - Mercado Audiovisual do Norte, participaram do primeiro dia da 2ª Edição do Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário, evento promovido pela Faculdade Martha Falcão, em Manaus-AM. Na ocasião em bate-papo na plataforma Zoom, os profissionais do mercado audiovisual nortista trouxeram diversos temas relevantes para quem tem interesse em adentrar na área e está descobrindo os recursos necessários para se profissionalizar. 

Barbosa e Farias apresentaram os marcos legais do audiovisual, a situação atual Agência Nacional do Cinema (Ancine) paralisada, os mecanismos de fomento do audiovisual no Amazonas e das secretarias municipais. Além de discutir sobre a necessidade dos incentivos de ocupar esses espaços dentro da área educacional. 

De acordo com Barbosa, é necessário buscar incentivo local e continuar a produzir mesmo em cenários desestimulantes e não deixar de mostrar o trabalho do audiovisual local. “Mesmo em tempos difíceis, esse incentivo deve continuar partindo das faculdade e universidades”, destacou Barbosa que recomendou o site Prosas para acompanhar editais em nível nacional. 

 Farias complementou abordando sobre o que é o audiovisual que a gente não vê. “ É importante a gente pensar também que o audiovisual não são somente as obras que a gente vê no cinema, mas existem produções de conteúdo que você pode fazer para a internet como curtas de um minuto que você pode ir acrescentando a tua linguagem e seguindo com a democratização do acesso ao audiovisual”, explicou Farias.

No bate-papo, os alunos da Faculdade Martha Falcão também participaram, como é o caso da estudante do 8º período de jornalismo Camila Duarte que assistiu ao evento. “Eu já conhecia o Matapi e sempre achei muito interessante os eventos deles, porém nunca tive oportunidade de participar, então ter essa chance de conhecer e aprender mais sobre o audiovisual foi super interessante, até porque tem gente que não conhece diversos trabalhos que são feitos por eles e por outros grupos de audiovisual da nossa região e eu amei”, disse a aluna. 

Drive-in
Amanhã será a vez do cinema drive-in, com a premiação dos curtas-metragens vencedores, a partir das 19h, no Studio 5 Centro de Convenções. 

Para participação no segundo dia do evento, o drive-in do Pirarucurta, além da inscrição, é preciso atentar para a disponibilidade de vagas de carros que ocorrerá por ordem de chegada até atingir capacidade máxima.

Alunos matriculados na Faculdade Martha Falcão devem levar o comprovante de matrícula, impresso ou digital, para apresentar na entrada no drive-in. Mais informações: https://www.even3.com.br/pirarucurta2020/

Não pira! Só curta!

Supervisão: Professora Vanessa Sena


Share by: